sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Prevenir para não remediar

A grade não aguentou a avalanche da Geral



A tragédia em Santa Maria(RS) é, de fato, uma verdadeira tradução do gênero dramático a qual dá significado, pois o mesmo, normalmente, termina em morte do protagonista ou de entes queridos, este último sendo a cena vista repetida e incansavelmente desde o último sábado de madrugada.

Esta catástrofe foi causada pela irresponsabilidade não só do dono da casa noturna, que não tinha saída de emergência adequada, possuía extintores falsificados e seguranças sem comunicação, mas também do músico, que acendeu um sinalizador sem antes se informar e se preparar sobre o uso fogo em locais fechados, da Prefeitura, que não exerceu seu poder polícia e sua superioridade administrativa para fiscalizar, advertir, ou até mesmo fechar o local , e das autoridades de segurança como o Corpo de  Bombeiros, cuja ineficiência permitiu um local funcionar mesmo com a licença vencida.

O fato abriu os olhos de autoridades, pelo menos por enquanto, para a questão da segurança em locais de aglomeração de público. Todavia, isso tende a ser esquecido muito rapidamente. O que aconteceu com as autoridades baianas que permitiam a antiga Fonte Nova, cuja arquibancada cedeu e matou  nove pessoas, funcionar sem uma fiscalização adequada? Eurico Miranda ou a CBF foram criminalmente penalizados pelos incidentes em São Januário na final da Copa João Havelange? A resposta é um sonoro e desestimulante NÃO!

Assim como a boate gaúcha, muitos dos nossos estádios de futebol e ginásios esportivos não tem condições de segurança adequadas para os dias de hoje. Talvez não a tenham desde sua construção, mas com o "jeitinho brasileiro" conseguem manter seus alvarás em dia.

Me recordo claramente quando, em 1994, eu fui acompanhar o Sport em um clássico contra o Santa Cruz no Arruda. Jogo truncado, decisão de turno; um clássico como sempre deveria ser; emocionante. No intervalo, surgiu um boato de que a arquibancada superior ia desabar. Foi o estopim para momentos de desespero. Sem saídas de emergência para um estádio grande e escadas estreitas, a solução da maioria para se salvar foi de pular o poço e ir para o gramado. 

Por alguma obra divina não houve grandes brigas entre os torcedores no campo, mas até hoje a estrutura não teve modificações significativas e a saída continua complicada. O Santa Cruz é o time que tem a maior média de público do Brasil e eu não quero, nem de longe, imaginar alguma tragédia por lá. O José do Rego Maciel, que tem capacidade para 60 mil pessoas, já recebeu em um jogo Santa Cruz x Náutico 99 mil pagantes. Onde estão as autoridades nessa hora?

Quando os torcedores (se é que podemos chamá-los disso) do Grêmio atearam fogo em banheiros químicos no Beira-Rio, quanto tempo demorou até que a situação fosse controlada? Falando em Grêmio, a avalanche no jogo contra a LDU poderia ter acabado em tragédia e quem vistoriou e liberou a Geral a fazer aquela comemoração sem ter condições/estrutura? Ainda bem que não houve maiores danos aos que se machucaram ontem na Arena do Imortal tricolor, mas não haverá uma responsabilização de quem liberou?

Infelizmente, no Brasil, temos a cultura de nos preocuparmos (isso é uma generalização, não vale para 100% das pessoas) com as coisas depois que algo acontece. É o caso da boate, como já foi o com o jet ski, com adolescentes dirigindo sem carteira nas praias, entre muitos outros. A mudança da nossa sociedade não depende das autoridades ou da população diretamente, mas de cada um, nas suas atitudes diárias. A nossa demagogia é forte e voltaremos a discutir isso na próxima tragédia, espero eu que com menos vítimas. Que Maria, a santa mãe de Deus, tenha misericórdia por todos os que partiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário