sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Vermelho de vergonha

Pernambucano adora ver seu time jogar. Enchemos o peito para dizer que apoiamos o que é daqui e não o que a televisão quer nos impor. Ao contrário dos nossos vizinhos nordestinos (Com exceção da Bahia e do Ceará, com ressalvas) nosso primeiro time, aquele do coração, é de Pernambuco, não é do Rio, nem de São Paulo, mas temos que convir que neste final de semana passamos por uma vergonha sem tamanho.

Os três prontos para serem enterrados!
Sport, Náutico e Santa Cruz saíram de campo sob vaias no último final de semana. Isso poderia ser até aceitável se os adversários fossem melhores que os nossos times da capital. O Leão perdeu para o Campinense, que ainda não tem divisão em 2013; o Timbu, para o Central de Caruaru - e perdeu a oportunidade de vencer antecipadamente o primeiro turno do estadual - e o tricolor foi derrotado de virada pelo Fortaleza dentro do Arruda.

Nem mesmo o tricolor cearense estava a altura da cobra coral. O Leão do Pici tem um time fraco, limitado e mais desorganizado que o do tricolor pernambucano. Para ser sincero o Fortaleza é muito fraco, mas o Santa foi muito incompetente em marcar um gol, perdeu um pênalti em cada jogo e conseguiu levar um tento no acréscimo do segundo tempo. O time do Arruda manteve a base que não subiu para a segunda divisão, conseguiu manter Dênis Marques, trouxe o bom técnico Marcelo Martelotte, mas a confiança, fundamental para o futebol, parece passar longe das bandas do José do Rego Maciel.

O Alvirrubro perdeu para a Patativa do Agreste em casa por 1x0. O único time do Estado na série A foi incapaz de furar a defesa Centralina e nem mesmo o centroavante Elton conseguiu balançar as redes. O técnico Mancini culpou a ausência de Rogério e Kieza, mas agora precisa a todo custo vencer o Belo Jardim fora de casa para não perder o primeiro turno do Estadual e passar uma vergonha muito maior. Único dos grandes a disputar o primeiro turno, o Náutico entrou na competição com a obrigação moral de vencer e essa conquista não tem nem que ser comemorada, porque este esquizofrênico regulamento deixou o Timbu com muito a perder e  quase nada a ganhar.

O Sport, com toda a sua pompa de campeão brasileiro, foi vergonhosamente eliminado da Copa do Nordeste pelo Campinense. O Leão foi incapaz de vencer uma vez sequer o time de Campina Grande. Para ser sincero, o futebol do Sport até agora fora de casa foi vexaminoso, pois não conseguiu uma vitória em 2013, empatando em 1x1 com o Souza da Paraíba e em 0x0 com Confiança (SE), Fortaleza (CE) e Campinense (PB). Ressalta-se que é o time com a maior folha salarial do Estado e que conta com os medalhões Hugo e Cicinho, além de nomes conhecidos como os atacantes Roger e Felipe Azevedo e do volante Moacir, por exemplo.

Falta muito para que os nossos times voltem a encher de orgulho o torcedor. Nossa rivalidade interna se manterá até porque o estadual está aí todo início de ano. Mas, para não virarmos curral dos sulistas e mantermos a chama aquecida, temos que melhorar muito e deixar para passar esse tipo de vergonha com menos frequência, até porque não passá-las é impossível. Temos que ter em mente o fato de nossos times serem grandes dentro dos limites da nossa região e só. Não somos grandes no Brasil; deveríamos é juntar forças contra o resto e não darmos rasteiras uns nos outros. Burro é quem não percebe que os outros Estados não fazem o mesmo, mas queremos fora daqui o que somos em Pernambuco e desse jeito ficaremos vermelhos de vergonha durante muito, muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário