quarta-feira, 18 de abril de 2012

Maldição Azul


O futebol pernambucano passou uma de suas maiores vergonhas na história neste ano de 2012. Dois dos três grandes times da capital (Santa Cruz e Sport) foram eliminados de forma precoce da Copa do Brasil e o terceiro (Náutico) está em vias de só acompanhar o torneio pela televisão, devido ao resultado do primeiro jogo da segunda fase.

O problema do tricolor foi a soberba; após estar vencendo por 2x0 a partida contra o Penarol, em Manaus, deixou o time AZUL e branco diminuir o placar para 2x1, forçando, dessa forma, o jogo de volta no Arruda. O embate na capital pernambucana, na cabeça dos corais, seria mais tranqüilo tendo em vista que o time manauara não teve forças para enfrentar o pernambucano em sua casa.

Todavia, atuando no José do Rego Maciel parecia à vontade e mais relaxado por já ter alçando o objetivo da maior parte dos times com pouca expressão nacional; fazer uma boa renda. O Santa Cruz, por outro lado, pareceu afobado e sentiu o peso de ter tomar a iniciativa e resolver o jogo. Resultado: Penarol 3 x 2 Santa Cruz e uma eliminação vergonhosa para time e torcida. Aliás, essa derrota fez muito torcedor coral “pedir a cabeça” do bom técnico Zé Teodoro.

O Sport tropeçou na própria incompetência quando enfrentou o Paysandu. O bicolor paraense, que é AZUL e branco, está longe de ser um time maravilhoso, pelo contrário, vê-se claramente tratar-se de um conjunto bem organizado pelo técnico Lecheva, mas muito limitado. Destacam-se o lateral direito Pikachu e o meia Tiago Potiguar, que poderiam atuar em qualquer dos três do trio de ferro pernambucano.

O Leão da Praça da bandeira perdeu as duas partidas contra o Papão em um placar agregado de 6x2. O duelo terminou sendo emblemático para os paraenses que não venciam o rubro negro pernambucano havia 50 anos, como também nunca tinham avançado as oitavas da Copa do Brasil. Para o Sport valeu a vergonha nacional de ser humilhado dentro da temida Ilha do Retiro ao ser derrotado por 4x1.

Por fim, mas não menos humilhante foi a derrota do Náutico por 4x0 frente ao Fortaleza, no Presidente Vargas. Para completar a humilhação o alvirrubro pernambucano perde para o tricolor cearense que veste as cores AZUL, vermelho e branco. O problema do Timbu, a meu ver, é o mais grave por tratar-se da equipe que enfrenta as maiores limitações técnicas e financeiras para este ano. Vale ressaltar que o Náutico ainda não está eliminado, mas está em vias de ser.

Não é admissível que Sport e Náutico perderem para times que estão na Série C. O investimento, a qualidade do elenco, os valores individuais são muito dispares, ao menos no papel, e, por mais tradicionais que sejam Paysandu e Fortaleza, são agremiações afundadas na famigerada terceira divisão e há muito não conseguem resultados expressivos.

Essas derrotas devem servir de alerta para o trio de ferro repensar o futebol jogado pelas bandas de Ariano Suassuna, que não conseguiu em 2012 se impor contra os “estrangeiros”. Não é momento de descartar tudo o que vem sendo feito, todavia a reflexão e o investimento de agora pode refletir um não rebaixamento ou um acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário