segunda-feira, 14 de maio de 2012

Vice de novo!


O Sport é vice campeão estadual pelo segundo ano consecutivo e perdendo pela segunda vez seguida para o Santa Cruz. Não bastou sair derrotado, mas tinha que acontecer em plena Ilha do Retiro no dia do aniversário do rubro negro pernambucano, para um rival que se encontra na terceira divisão nacional. Não fosse o tricolor um grande rival histórico poderia se considerar a partida de ontem uma inesquecível humilhação pública.

O jogo, ao contrário do que muitos esperavam, foi muito bem disputado, com um nível técnico muito melhor que os jogos das semifinais, como também o primeiro duelo da decisão. O Leão não entrou com a pegada que a torcida está habituada a ver e deixou muitos espaços para o Santa trabalhar a bola. A tática do técnico, agora ex, de mandar a bola para Marcelinho PB, para que o camisa 10 resolva tudo não deu certo, muito por conta de o meia estar em uma linha descendente.

Não se pode exigir de um atleta de 37 anos que ele tenha o fôlego, a disposição e, mais importante, a resistência e a recuperação física que os atletas mais jovens. Faltou inteligência do comandante para armar um esquema mais eficiente e não totalmente dependente do veterano jogador.  Um atleta diferenciado como ele precisa ser tratado de maneira especial, não no sentindo de tratamento pessoal, mas profissional, porque não há como manter o rendimento jogando quarta e domingo. O resultado é que o artilheiro rubro negro chegou “estourado” nas finais e o rendimento do time caiu junto com o do seu principal jogador.

O tricolor do Arruda não tinha nada com os problemas do Sport, foi muito eficiente e só precisou ganhar um em quatro clássicos entre os rivais para se consagrar bicampeão. O técnico Zé Teodoro armou a equipe um pouco diferente, com três atacantes e com uma estratégia fazer lançamentos de bolas cruzadas para surpreender a defesa do Sport, que joga em linha. Mazola não foi capaz de consertar este problema a tempo e Branquinho recebeu uma bola livre dentro da área e abriu o placar.

Dizer que a equipe leonina é muito ruim e que quase nada presta é um exagero e não confere, totalmente, com a realidade. A zaga se mostra segura e mesmo sem contar com Tóbi fez uma partida boa. Ela não mostra a segurança de outrora, mas não gera uma insegurança grande no torcedor. Moacir vem mostrando boa evolução, tanto que fez um gol ontem, e a lateral direita começa a deixar de ser um problema. Hamilton e Rivaldo, quando joga no meio, são muito bons e pouco deixam a desejar.

O calcanhar é do meio pra frente. O terceiro volante, Marcelinho e a dupla de ataque precisam ser repensados, assim como a lateral esquerda. Esses jogadores parecem não se entender, pois Marcelinho precisa de ágüem para tabelar, que raramente aparece, Jael nem faz o trabalho de pivô, tampouco é a referencia esperada dentro da área. Jheimy, apesar de esforçado, perde muitos gols que atacante não deve desperdiçar, como o de ontem frente a frente com Thiago Cardoso, quando ele mandou a bola por cima da meta.

Pela ala esquerda já passaram Renê, Marquinhos Gabriel, Rivaldo e Julinho e nenhum convenceu a torcida, a direção ou a comissão técnica. Esse é um problema grave a ser solucionado, pois com um esquema de três zagueiros e três volantes é fundamental ter laterais que saibam sair para jogar e cheguem bem à linha de fundo para alçar bolas na área adversária.

Não adianta jogar toda a culpa em Mazola. Pelos números, ele não fez um trabalho ruim, mas sua “boca nervosa” o atrapalhou mais que o ajudou. O Sport perdeu dentro de campo para uma equipe mais organizada taticamente e precisa com urgência de uma reformulação no elenco para o Brasileirão da Série 
A. Se não o fizer será um seriíssimo candidato a voltar à segunda divisão. A faxina começou pelo “professor”, cujo cargo foi entregue após a derrota de ontem. Agora, resta ao torcedor esperar pelo novo comandante e que ele consiga ajustar uma barca furada, que não pára de navegar, antes de um catastrófico naufrágio.

Basta ao torcedor rubro negro passar pela ressaca da derrota, agüentar as piadas e parabenizar o campeão pela conquista. A partir de segunda feira, o estadual já é um passado distante e o clube tem que pensar na estréia do campeonato brasileiro contra o Flamengo, na Ilha do Retiro, no próximo sábado. E que venha Ronaldinho e Cia, que o Leão estará com sede de vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário