sábado, 26 de maio de 2012

A lebre e a tartaruga


Quando era criança, ouvia muito a fábula da lebre e da tartaruga e, hoje em dia, ela me parece muito apropriada para aplicá-la a realidade a ser enfrentada por Náutico e Sport na Série A do campeonato brasileiro.

Segundo o conto infantil, o mamífero se gabava de ser o animal mais rápido da floresta, até encontrar-se com o réptil, que lhe desafiou em uma corrida. No dia seguinte, tendo a raposa como juíza, a disputa ia começar e, tão logo foi dada a largada, a lebre disparou na frente, mas a tartaruga não se abalou e continuou com seus passos lentos.

 Excessivamente confiante na vitória, a lebre parou para dar um cochilo antes de passar pela linha de chegada e a tartaruga, devagar, mas sem parar, passou pelo mamífero. Ao acordar, a lebre voltou a correr efusivamente, mas ao chegar à linha de chegada, viu que a tartaruga tinha vencido a corrida e deste dia em diante a lebre virou uma piada em toda a floresta.

Os times pernambucanos são como a tartaruga e devem, em passos lentos, porém constantes, tentar, sem desistir, galgar uma posição por vez para fazer uma boa campanha na disputa da primeira divisão. Não há como a dupla da Veneza Brasileira disputar em pé de igualdade com as equipes mais abastadas do Sul do País.

Para se fazer uma boa campanha do torneio nacional é fundamental saber que a briga será da décima segunda posição para baixo; o que vier acima disso é lucro. A vaga na Sul americana é o “título” a ser disputado por Timbu e Leão. Não adianta acreditar que os pernambucanos, cujos investimentos são de três a quatro vezes menores que as principais equipes do torneio, tem condições técnicas e financeiras para disputar de maneira igualitária com os esquadrões do eixo Sul/Sudeste do País.

Pernambucanos terão trabalho no Brasileiro
Esse reconhecimento de “pequenice” pode ser a maior arma das duas equipes, pois reconhecendo essa questão poderá se portar como tal, sem medo de ser feliz. A postura dos dois times frente a Flamengo e Figueirense já foi muito diferente da vista em todo o campeonato pernambucano, com uma pegada, uma vontade até então não vista. Reforços precisam vir para qualificar o elenco e poder, efetivamente, dar uma chance aos dois de não apenas lutar para não ser rebaixado.

O campeonato brasileiro para Sport e Náutico é contra Ponte Preta, Portuguesa, Atlético-GO, Bahia, Coritiba, Figueirense e algum grande que entre em crise e/ou não “se encontre” em campo, como foram Cruzeiro e Atlético-MG na temporada passada e nesta corrida o fator casa é tão importante quanto um time competitivo. Conhecer e saber usar sua “selva” vai ajudar, e muito, não só contra os adversários diretos quanto pode ajudar passar por alguma lebre dorminhoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário