quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ele Merece!

A convocação de Ronaldinho Gaúcho para jogar novamente pela seleção brasileira é mais do que justa. Ele vem fazendo um bom campeonato pelo Flamengo, e nada mais justo do que dar ao craque mais uma chance de vestir a amarelinha. Porém, tenho visto muitos comentaristas e torcedores criticarem essa convocação sob as mais diversas justificativas, o que me parece um tanto injusto.

Ronaldinho já não é um garoto, ele já está na casa dos 30 anos e chegará na Copa de 2014 com 34, o que não é nenhum alento para uma equipe que busca uma renovação, um renejuvescimento. Todavia, com uma carreira com raras lesões o R10 tem um grande potencial técnico para servir a seleção. Não são poucos os exemplos de jogadores veteranos que foram bem em campeonatos mundiais da FIFA. O camaronês Roger Milla, os alemães Lotar Mathaus e Miroslav Klose. Maradona fez três grandes partidas aos 32 anos na Copa dos Estados Unidos, até ser pego no anti dopping.

Até entendo quando alguns dizem que o R10 não tem tanto a oferecer a seleção e que os talentos que temos hoje podem tranquilamente suprir as necessidades da nossa esquadra nacional. Mas o que eu não admito é falar que não pode convocar Ronaldinho porque isso irá prejudicar o flamengo. Isso é um absurdo! Qualquer time grande que se preze quer ser campeão de todos os torneios que participa e para tanto é essencial ter um elenco forte com grandes jogadores. 

Nada mais justo então que levar para a seleção, a maior honra para um jogador profissional, os melhores e mais talentosos atletas que estão desenvolvendo o melhor do futebol em seus clubes. Justificar isso seria o mesmo que o Real Madrid contratar o Cristiano Ronaldo e não querer que ele seja convocado para a seleção portuguesa.
Ronaldinho Gaúcho é o mais espetacular jogador que vi jogar. Ele não é, necessariamente, o melhor, mas com certeza o mais habilidoso e o que consegue fazer coisas impensáveis com uma bola no pé. A sua genialidade e percepção de jogo, aliadas a um talento incrível para fazer lançamentos que, de tão perfeitos, não fariam feio frente à Gerson, o nosso canhotinha de ouro.

Eu o vi jogar na Ilha do Retiro uma vez, quando o Sport foi eliminado pelo Grêmio, nas quartas de final da Copa João Havelange. A, até então, promessa do time gaúcho fez o gol que eliminou o Leão pernambucano em seu estádio. Mas não apenas isso; ele fez uma partida esplendorosa deixando a zaga rubro negra, como sua torcida, apreensivos durante os mais de noventa minutos de jogo. Nunca vira um jogador como ele, mas sabia que ele ainda nos daria muita alegria e já o imaginava na seleção junto com Ronaldo Fenômeno  e Romário que  era o craque do Vasco da Gama.

Eu particularmente acredito que o Ronaldinho ainda tem algo a oferecer e pode muito bem ser um jogador de elenco e não a estrela da seleção canarinha na Copa de 2014. Ele é muito profissional, tem um bom relacionamento nos clubes que joga, alegra o ambiente, além de poder decidir um jogo em uma jogada de habilidade, como naquele gol contra a Inglaterra em 2002. Ele pode até repetir uma atuação como a que teve contra o Santos na Vila Belmiro. Ele com certeza será uma opção mais válida do que foram Kleberson e Júlio Baptista na última Copa e Elano na Copa América da Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário